Qual é a diferença entre Jogo e Brincadeira? E o Brinquedo, o que é?

          O Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (encontrado em meio eletrônico como Dicionário do Aurélio) define jogo como a ação de jogar e estabelece uma relação entre jogo e divertimento, estando este sujeito a um conjunto pré-estabelecido de regras. Tudo o que serve para jogar é jogo. Sua definição também engloba os Esportes e as Modalidades Esportivas, podendo estas ser individuais ou coletivas. Também está presente no seu conceito de jogo os Jogos Olímpicos, aqueles que, em honra de Júpiter, se celebravam na Grécia Antiga de quatro em quatro anos, e que são celebrados ainda hoje.
          Também me utilizei da definição apresentada pelo Michaelis: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (disponível em meio eletrônico) que, da mesma forma que o Dicionário Aurélio, relaciona jogo a divertimento e também a brincadeira. No entanto, aparece algo novo em sua definição: o jogo enquanto exercício de crianças, em que elas fazem prova da sua habilidade, destreza ou astúcia, em que se observa uma relação explícita entre jogo e universo infantil.
          Descontente com os conceitos apresentados até então, extremamente abrangentes e com pouco embasamento teórico, busquei Huizinga com o objetivo de encontrar um conceito que traga à luz a complexidade do jogo e nos leve a sua reflexão. Segundo o autor: “Seria mais ou menos óbvio, mas também um pouco fácil, considerar "jogo" toda e qualquer atividade humana”. O autor sugere que é no jogo e pelo jogo que a civilização surge e se desenvolve. Na sua análise ele procura integrar o conceito de jogo no de cultura tomando o jogo como fenômeno cultural e não biológico, estudado em uma perspectiva histórica, não propriamente científica em sentido restrito. Em outras palavras, o autor considera o jogo um fenômeno sócio-político-histórico.
          O termo divertimento aparece novamente na definição de brinquedo, sendo este o objeto destinado a divertir uma criança. Em muitos casos se atribui a palavra jogo uma conotação de brincadeira. Mas o que significa este termo? Nos dicionários acima citados brincadeira é definida como a ação de brincar (divertir-se / entreter-se).
          Retomando o termo brinquedo, o ICCP (International Council for Children’s Pay) estabelece o seu conceito a partir do papel que lhe é atribuído nas diversas sociedades; em função da evolução da humanidade, evolução esta reproduzida pela criança em seus jogos. O Conselho definiu critérios relativos a quatro qualidades fundamentais segundo as quais o brinquedo pode ser analisado: o valor funcional (caracterizado pelas qualidades intrínsecas do brinquedo, sua adequação ao usuário), o valor experimental (que diz respeito àquilo que a criança pode fazer ou aprender com o seu brinquedo), o valor de estruturação (que está relacionado com o desenvolvimento da personalidade da criança e abrange o “conteúdo simbólico” do jogo e do brinquedo; diz respeito, portanto a tudo que concorre à elaboração da área afetiva) e o valor de relação (que diz respeito à forma segundo a qual o jogo ou brinquedo facilitam o estabelecimento de relações com outras crianças e com os adultos, propondo o aprendizado de regras), Cada brinquedo encerra estas quatro qualidades num maior ou menor nível.
          Depois de analisar cada termo e seus respectivos conceitos pude perceber que os quatro termos se inter-relacionam: uma vez que o jogo e a brincadeira remetem ao brincar e o brinquedo aparece como um instrumento que permite o brincar.


Referências:

Dicionário do Aurélio. Jogo, Brinquedo e Brincadeira. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2011.

Dicionário Michaelis. Jogo, Brinquedo e Brincadeira. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2011.

HUIZINGA, Johan. Natureza e Significado do Jogo como Fenômeno Cultural. In: HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da Cultura. 4ª edição, São Paulo: Editora Perspectiva, 1993. Cap. 1, p. 5-23.

MICHELET, André. Classificação de Jogos e Brinquedos – Classificação ICCP.

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