Queimada

A queimada é um jogo desportivo, muito usada, em versão similar, como brincadeira infantil. Não há notícias de competições esportivas oficiais deste esporte no Brasil, porém em escolas é muito praticado.


Local
São jogadas em quadras de todos os tipos (basquetebol, futsal, handebol e voleibol).

Formação
Dispersos, em campo marcado.

Número de jogadores
No mínimo 3 jogadores em cada lado . Mais o número máximo de jogadores fica à critério das equipes.

Regras


Preparação - Cada equipe coloca-se num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário, sendo incumbido de "cruzar" a bola para o outro lado e não pode "matar" enquanto está nesta função.
Para decidir sobre a posse da bola e do campo, no início do jogo, esses dois jogadores irão colocar-se ao centro, entre os dois campos. Ocorre uma disputa de bola (um puxa de um lado e o outro do outro lado). Feito isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola para o imcumbido de cruzar a bola pelo time que a obteve, para começar a partida, que é iniciada ao apito do instrutor.

Objetivo - O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer o maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.

Desenvolvimento - Ao ser dado o sinal de início, um jogador da equipe a quem coube a bola, tente entregar a bola ao seu time que tem o objetivo de atirá-la ao campo contrário com o propósito de atingir ("queimar") algum adversário com a bola.
Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo.
Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para que tenha oportunidade de jogar também nesta posição. Atenção: quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, ele não pode "queimar" nenhum componente do time adversário.
A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário. A bola pode, também ser recolhida por um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar o adversário.
O mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é queimado se a bola bater nele e cair no chão, do contrário, se o jogador for atingido, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será queimado.
Neste jogo, como se vê, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores, tem enorme importância.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário